Login to your account

Username
Password
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name
Username
Password
Verify password
Email
Verify email

Artigos

Do Começo ao Fim do Ano - Texto base: Deuteronômio 11:8-13

Palavra ministrada por: Pastor Justino Luiz - CCNEI Sede em 27/12/2015

 

Este é o momento de refletir sobre o ano que passou – é hora de fazer um balanço – sobre tudo o que aconteceu, sobre as decisões que tomamos, sobre os projetos, sonhos realizados ou não, e se não entender o porque não. 

Ilustração: Os chineses fazem uma limpeza geral em suas casas, pagam dividas para entrar no ano novo sem dever a ninguém. Me fiz algumas perguntas: Se pudesse mudar alguma decisão que tomei no ano de 2015 o que mudaria???
Estaria mais próximo das pessoas que amou, organizaria melhor o meu tempo (família, trabalho,igreja,diversão),  me comprometeria ainda mais com Deus (Ele é tudo), me lembraria das promessas de Deus (Texto Áureo) 
  • (Vs. 10) Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.

HORTA (I Reis 21) Rei Acabe e Nabote = plantação rasa,rasteira, Deus quer que você plante uma floresta (Arvores de Carvalho Is 61:3) 

Deus da a terra quando é tempo de transição, novo ciclo em sua vida: 
Moisés - Josué
Deserto - Terra Prometida
Nômades - Fazendeiros
Sem-terra – Proprietários 

Egito fala de servidão, escravidão...tudo que semeava não era para você, você não era maior privilegiado...Egito significa o mundo, servindo o mundo, agradando  ao mundo, no Egito só há ilusão (cebolas,peixes,pepinos)...se Deus te prometeu a terra prometida você precisa tirar o PE do Egito...(Is 43:18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas), 

Sair do Egito - Isto significa, deixar para trás o mundo de pecados - 2 Co 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”  
  • (Vs.11)  “Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;”
 Monte: estabilidade -  O território de Canaã não era plano. A terra dispunha de montes (Tabor, Sião, Moriá) e vales (Jordão, Jezreel, Cedrom). Essa variedade é que tornava aquela terra deleitável.  A fertilidade vinculava-se às chuvas dadas por Jeová. Havia dois períodos consideráveis: Durante o Outono, chamado de chuva “Temporã”..Durante a Primavera, chamado de chuva “Serôdia”. A Terra Prometida não era como o Egito – chamado de “Filho do Nilo” por sua dependência desse rio. Em Canaã, o povo de Deus precisaria estar em Aliança com o Senhor, pois sua provisão viria do céu (chuvas). Deus é provedor, Se for preciso: faz mana cair do céu, tira água da rocha, corvos alimentar... 
Vales: provação -  Vários homens e mulheres de Deus passaram pelo vale, mas todos venceram por que Deus era com eles (Sl 23, 91) Tiago 1:17 “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Fp 4:19 “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” 
  • (Vs. 12) Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
El Rói (Deus que vê) 
  • Deus viu a aflição do Povo no Egito (Ex 3:7) 
  • Agar com seu filho no deserto (Gn 19)
  • Elias na Caverna ( I Rs 19) 
  • Natanael orando embaixo da amoreira (Jo 1)
  • Zaqueu em cima da figueira (Lc 19) 
"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem.Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. 1Samuel 16: 7 
  • (Vs. 8,9,13) Guardar e obedecer a Palavra Josué 1:7,8  “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” Salmo 1:2 “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”  
Temos a garantia do cuidado do Senhor desde o começo até o fim do ano...