Login to your account

Username
Password
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name
Username
Password
Verify password
Email
Verify email

Artigos

O REINO É GANHADO A FORÇA – Lucas 16:16 / Mateus 11:12

Palavra ministrada por: Pr. Justino Luiz - CCNEI ABC, em  24/10/2015

 

*  João Batista Anuncia o reino (Mt 3:2) “E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

* Jesus Anuncia o reino (Mt 4:17) “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”

* Discípulos Anunciavam o reino (At 3:19) “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,”


ARREPENDIMENTO =  O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Ele é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.

 

Primeiro é preciso entender que Jesus está falando do "reino dos céus" e não do céu propriamente dito. Lembre-se de que o reino dos céus contém joio e trigo misturados (Mt 13:24-30), portanto é um cenário que ocorre na terra e nesta vida. O reino  tem origem nos céus e estava para ser implantado na terra.

 

OS PROFETAS PROFETIZARAM SOBRE O REINONotemos que ambas as passagens se referem a João Batista e seu ministério. Jesus revela, " a lei e os profetas ". A lei de Moisés era a norma para vida espiritual, moral e o meio pelo qual,os israelitas entrariam na TERRA PROMETIDA.  Os profetas foram os homens enviados por Deus em sua maioria, para chamarem o povo a um arrependimento e um retorno as leis de Deus.  Essa era a força emprega para entrar no reino de Deus.                    

 

O REINO PRESENTE EM CRISTO - Qual era o assunto, então, desde o tempo de João - que surgia com novo significado, nova força, porque tinha se tornado uma questão atual, não mais de profecia, mas agora o assunto do momento? Era o Reino dos Céus. "A lei e os profetas foram até João: a partir deste momento o evangelho do Reino de Deus é pregado".

 

O QUE, ENTÃO, É O REINO DOS CÉUS?NICODEMOS – João 3:1-21

 

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14:17

 

(A) UMA NOVA VIDA - Primeiramente, o Reino dos Céus era uma nova vida, completamente diferente daquela que os homens conheciam em toda a sua história desde Adão em diante. Isto é o que o Senhor quis dizer em Sua primeira referência ao Reino, quando falava com Nicodemos sobre a necessidade de sua alma. "Se alguém não nascer de novo, ele não pode ver o Reino de Deus" - porque é uma nova vida que surge, como por um nascimento. Não é simplesmente a inclinação da velha vida a novos interesses, mudando de uma linha de interesse para outra, como a troca de uma religião: uma vez você se doava completamente ao mundo, e agora, com a mesma vida e com o mesmo interesse você se doa ao Cristianismo. Não, é outra vida diferente, uma vida que nunca houve antes, vinda do próprio Deus. A própria essência do Reino dos Céus é que é uma natureza celestial numa vida celestial. Outra vida - isto é o Reino.

 

(B) UM NOVO RELACIONAMENTO - É um novo relacionamento, um relacionamento com Deus: que não é simplesmente que agora nos tornamos interessados em Deus - que Deus se tornou um objeto de nossa consideração e nos movemos de um relacionamento para outro porque agora temos assumido o Cristianismo. A grande verdade dos evangelhos,  é que uma relação com Deus chegou por meio de Jesus Cristo. "Manifestei o Teu nome aos homens a quem Tu me destes do mundo". (João 17:6). Este nome, do qual Ele está sempre falando, representava um novo relacionamento . Quando isto realmente aconteceu a você? Não agora um Deus que está longe, impensável, todo terrível, de quem você tem medo; não, "Pai!" Quando 'nascemos do Espírito', aí é trazido um relacionamento completamente novo.

 

Lucas 17: 20-E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21-Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. 22-E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.

(C) UMA NOVA CONSTITUIÇÃO (LEIS)- Então o Reino dos Céus é uma nova constituição. Não estou pensando agora de um novo conjunto de leis e regulamentos, mas uma nova constituição no que diz respeito a mim e a você. Somos constituídos novamente, com um conjunto de novas capacidades que tornam possíveis as coisas que jamais eram possíveis antes. Isto precisa ser reconhecido - e gostaria que você colocasse isto em seu coração novamente.

Ilustração: O JOVEM RICO - Mt 19:16-22

 

O REINO CHEGOU, MAS TAMBÉM ESTÁ CHEGANDO -  Agora, outra coisa: o Reino tem chegado,. Há uma pequena palavra no final da carta aos Hebreus - "Portanto, recebendo um Reino que não pode ser abalado..." (Hebreus 12:28).

 

O Reino é um Reino vasto - "Seu Reino é um Reino eterno" (Daniel 4:3). "Do aumento do seu governo... não haverá fim" (Isaias 9:7).

 

O REINO SOFRE VIOLÊNCIA -  Agora, tendo considerado de forma muito imperfeita aquilo que os profetas estavam falando.

 

Texto para leitura: SALMO 37:1-7

Eu digo a você: Não há para o homem nenhum esforço maior do que APRENDER A DESCANSAR NA GRAÇA de Deus e no que já está feito para ele em Cristo! Sim! Descansar é coisa que muita pouca gente consegue!  Ora, é o esforço de confiar!

Grande é o esforço de lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, assim como nossas justiças próprias, nossas morais auto justificadoras, nossas santificações externas e arrogantes, nossa empáfia espiritual, nossos status comunitário, nossa imagem, nossa segurança humana, nosso amores idolatrados, nossas paixões enganosas, nossa reputação, nosso nome, nosso poder de se impor pela autoridade humana, e tudo o que signifique honra, direito, justiça, vingança, ou poder de ferir ou de manipular. Experimente apenas descansar.  Sim, o grande esforço é deixar de fazer força, e, apenas, descansar e confiar em Deus tudo quanto seja vida para você. Será que ao invés de resolver por conta própria seus problemas afetivos você teria a coragem de não se meter e deixar tudo nas mãos do Pai? Será que ao invés de manipular e maquinar no trabalho acerca de como prejudicar quem prejudica você, seria você capaz de apenas deixar tudo com Deus e esquecer o assunto?Será que ao invés de buscar provar a todos que você não é quem eles dizem que você é, seria você capaz de deixar que sua justiça venha de Deus?A lista de perguntas seria imensa. Mas você já tem uma ideia do que estou dizendo. Tente não fazer força. Sim! Tente e veja como é difícil, pois, tudo em você clama por soluções que venham do seu braço, e não da confiança em Deus. Você é do tipo que somente entrega tudo a Deus quando já faliu em todas as suas forças e supostas soluções?  DESISTIR É PARA OS FRACOS OS FORTES CONFIAM EM DEUS.

Ilustração: ENTUSIASMO = (grego) “Em-Theos-asm” = “Sopro de Deus dentro”