Login to your account

Username
Password
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name
Username
Password
Verify password
Email
Verify email

Artigos

Minha Casa, Minha Vida - Texto base: Salmo 84

Palavra ministrada por: Pastor Justino Luiz - CCNEI Sede em 06/12/2015

 

Aqui encontramos as declarações de alguém que saudoso “suspira e desfalece pelos átrios do SenhorO salmista se sentia assim, por causa da distancia que se encontrava do seu local de adoração. A palavra átrio está associada aos locais sagrados, embora o dicionário traga outro significado. Os israelitas tinham por obrigação se apresentar diante do Senhor três vezes por ano, para as festas religiosas principais: Pães Azimos ou asmos (páscoa); Semanas ou Primícias (sega do trigo) e Colheita (do fim do ano) – Êx. 34.23.

Ilustração: REPORTAGEM DA NIVIA SOARES NO FACEBOOK.Deus criou o Jardim do Edem para congregar com o homem, toda a tarde ele descia e tinham um relacionamento, hoje temos até a igreja on line, onde as pessoas nem precisam ir a igreja, pois a igreja parece um lugar de hipócritas, onde os pastores abusam, aproveitam das pessoas , os irmãos se criticam entre si, uma relação destrutiva, é melhor seguir sozinha nesta vida cristã...numa primeira vista até parece que tem razão … mas o objetivo de Deus não é que as pessoas caminhem sozinhos, mas que vivam em comunidade, isto é o que entendia o Rei Davi, que estando longe da casa de Deus, quando era perseguido pelo Rei Saul, ele estava vivendo na terra do filisteu porque na terra de Israel ele não podia, teve apoio do rei filisteu, aparentemente sua vida estava resolvida, tinha um rei lhe apoiava, tinha construído sua casa e de seus homens, plantado suas vinhas, tinha aparente paz, pois nas terras dos filisteus, ninguém poderia alcançar, no entanto quanto lemos esta salmo percebemos que a sua casa, não lhe satisfazia, a amizade com o Rei filisteu não lhe satisfazia, o lugar onde tinha aparentemente não lha satisfazia, a segurança econômica, tranquilidade família, não lhe satisfazia, por que algo lha fazia falta, nada satisfazia o coração de Davi... ele sentia falta de estar na casa do Senhor, ele disse: “Minha alma anseia e desfalece pelos teus átrios” - Não há necessidade de entrar, ao menos ficar as portas ouvindo os louvores, escutando a Palavra, daria tudo para estar um dia, (mil dias 3 anos) ....hoje as pessoas não podem dar 2 horas para estar na casa de Deus.  Hoje queremos que será tudo rápido, (fast food) tudo precisa ser rápido pois o nosso tempo é muito valioso e realmente é valioso, mas Davi descobriu que há algo mais valioso nesta vida, e era a casa de Deus, ele queria que na casa de Deus o tempo parasse . Porque??? Porque ele conhecia os benefícios de estar na casa de Deus. 

1ª) MUDA-SE NOSSA PERSPECTIVA DE VER A  VIDA (SALMOS 73 – V.17,V.28) - Ele reclamava por ver a prosperidade dos ímpios, até que fui a tua casa e entendi qual o fim dos ímpios, e me aproximar de Ti muda a minha vida... Quanto tudo parece que não tem jeito, a presença de Deus nos da força, nos da esperança, nos da alegria … O inimigo não quer venha neste lugar, porque ele quer que a sua vida não mude que continue a mesma, ele quer te conduzir ou induzir, quer que ande com um cabresto como um cavalo. (só vês os problemas, as dificuldades)...pra que ir a igreja, nada muda, aos pessoas nãos mudam, todos estão enganados, mas quando você vir Deus vai arrancar este cabresto de teus olhos e você ira conseguir ver todas as bênçãos que Deus tem para você... 

2ª) TEMOS A PALAVRA DE DEUS (SL 29): Quando Deus fala  as fortalezas espirituais são destruídas …Deus nos convence de sua paternidade e nos orienta. 

3ª) HÁ LIBERAÇÃO DE DONS E TALENTOS (ATOS 2): Se despertarão os dons, talentos e habilidades...,para capacitação diversas...eles falavam línguas estrangeiras, sem nunca terem aprendido...(ex: Avivamento da Rua Azuza), Daniel e seus amigos eram dotados de sabedoria de Deus...por que onde ha Palavra de Deus, é  Deus derrama dons, talentos, habilidades para você tomar decisões corretas para vencer os desafios que se apresentarão em sua vida...a Palavra de Deus nos da ferramenta e armas para conhecer a nós mesmos... 

Ilustração: (Facebook)  Em 30 anos 3.000 pregações em 30 anos 3.000 refeições. 
JESUS disse: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome estarei presente. 

TRÊS MOTIVOS PARA CONGREGAR:      
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.” - v.4 - Assim como a água é essencial para a vida física, a presença de Deus é imprescindível para a nossa vida espiritual. O salmista ama a casa de Deus. Sem esse anseio por Deus, a pessoa morre espiritualmente, não devemos permitir que nada, nem ninguém façam diminuir o nosso anelo pelas coisas de Deus, sobretudo, pela sua presença. O salmista involuntariamente não podia estar na comunhão dos santos, mas a sua alma chegava a suspirar e desfalecer pelos átrios do Senhor”- v.2.Devemos orar e repreender toda inclinação maligna pelas coisas do mundo, bem como a indiferente apatia pela presença de Deus e a comunhão dos santos. Que o Senhor possa fazer crescer em nós o apetite espiritual, o nosso desejo pela manifestação do Espírito Santo e o anseio pelo reino de Deus e sua justiça. (Sl 27:4 “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo) 

A força do salmista está no Senhor – vs.5: “Bem aventurado o homem, cuja força está em ti, - Aquele cuja força está no Senhor, mesmo quando precisa passar pelo Vale Árido (Vale de Baca)l. Dali ele tira lições preciosas, porque seu coração cheio de fé é um caminho aplanado –  Aquele cuja força está em Deus, faz do deserto um jardim regado. Os verdadeiros peregrinos“vão indo de força em força”- v.7. Vão subindo de degrau em degrau, de glória em glória, de vitória em vitória até chegar ao lar celestial.  

A confiança do salmista está no Senhor – VS.12,”Bem aventurado  o homem que em ti confia”. Encontramos aqui um apelo messiânico. O salmista pede que o Senhor “olhe o rosto do seu ungido”- O salmista distante do templo sentia saudade. Ele almejava ao menos estar “à porta da casa do Senhor, do que permanecer nas tendas da perversidade”- v.10. O Senhor é Sol e Escudo, só ele concede graça e glória. É Luz e Proteção .. Na verdade os verdadeiros templos são os remidos do Senhor, nos quais habita o Santo Espírito, contudo, por causa da comunhão dos santos, que quando se reúnem formam a igreja que é o Corpo de Cristo, somos exortados pelo autor de Hebreus a “não deixar de congregar-nos como é o costume de alguns”. É no Corpo formado de templos vivos que as bênçãos do Senhor são ordenadas.  

"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia" (Hebreus 10:25).